A água não é a melhor bebida para hidratação, diz estudo

Os benefícios as água potável à saúde variam da perda de peso à hidratação. Mas, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade St. Andrews, na Escócia, a água não é a melhor bebida para um corpo que precisa de hidratação.

Os cientistas estudaram os efeitos de 13 bebidas comuns quando consumidas no estado euhidratado (nem desidratado nem hiperidratado). E o resultado foi: a melhor bebida para hidratação do corpo não é a água, mas o leite desnatado.

Embora a água faça um bom trabalho em hidratar rapidamente o corpo, de acordo com o estudo, as bebidas com um pouco de açúcar, gordura ou proteína fazem um trabalho ainda melhor, mantendo-nos hidratados por mais tempo.

O motivo tem a ver com a forma como nosso corpo responde às bebidas. Segundo Ronald Maughan, professor da Faculdade de Medicina de St. Andrews e autor do estudo, um fator é o volume de uma determinada bebida: quanto mais você bebe, mais rápido ela escoa do estômago e é absorvida pela corrente sanguínea, onde pode diluir os fluidos do corpo e hidratar você.

O outro fator que afeta a hidratação de uma bebida está relacionado à composição de nutrientes de uma bebida. Por exemplo, o leite foi ainda mais hidratante do que a água pura, pois contém açúcar, lactose, algumas proteínas e algumas gorduras, o que ajuda a retardar o esvaziamento do líquido do estômago e a manter a hidratação por um longo período de tempo.

O leite também possui sódio, que age como uma esponja e retém a água do corpo e resulta em menos urina produzida. O mesmo pode ser dito para soluções de reidratação oral que são usadas para tratar a diarreia. Eles contêm pequenas quantidades de açúcar, além de sódio e potássio, que também podem ajudar a promover a retenção de água no organismo.

A pesquisa

Os pesquisadores recrutaram 72 homens saudáveis ​​e fisicamente ativos com idades entre 18 e 35 anos e os dividiram em três grupos. Durante o estudo, cada participante bebeu água e três das seguintes bebidas que foram escolhidas aleatoriamente para eles: refrigerantes de cola normal e diet, bebida esportiva, solução de reidratação oral, suco de laranja, cerveja Lager, café preto quente, chá preto quente, chá preto frio, leite integral (3,6% de gordura) ou leite desnatado (0,1% de gordura).

Os cientistas rastrearam a produção de urina dos homens após cada bebida para atribuir um índice de hidratação, ou BHI, a cada bebida.

O estudo mostrou que sucos de frutas e refrigerantes não hidratam de forma eficiente por causa de suas altas concentrações de açúcar. Quando esse açúcar entra no intestino delgado, a água é retirada do corpo para diluí-lo e isso resulta em desidratação.

As bebidas

Os pesquisadores classificaram as 13 bebidas testadas, da mais hidratante à menos:

  1. Leite desnatado
  2. Soluções de reidratação oral
  3. Leite integral
  4. Suco de laranja
  5. Refrigerante de Cola
  6. Refrigerante de Cola Diet
  7. Chá gelado
  8. Chá
  9. Bebida esportiva
  10. Água
  11. Água com gás
  12. Cerveja Lager
  13. Café

Embora seja importante manter-se hidratado, na maioria das situações, as pessoas não precisam se preocupar muito com a hidratação de suas bebidas.

“Se você estiver com sede, seu corpo dirá para você beber mais”, disse Maughan à CNN. Mas para atletas que treinam em condições quentes com altas perdas de suor ou para alguém cuja função cognitiva pode ser negativamente impactada ficar longas horas sem ingerir líquidos, a hidratação se torna uma questão fundamental.

27/09/2019

(Visited 5 times, 1 visits today)