Deputada Flávia Cavalcante participa em Brasília de audiência pública sobre fibromialgia

A deputada Flávia Cavalcante (PRTB) esteve em Brasília (DF) participando de audiência pública, na Câmara dos Deputados, que tratou sobre os desafios enfrentados pelos portadores de fibromialgia. Já tramita no Congresso Nacional o projeto lei 3010/2019, de autoria do deputado federal Doutor Leonardo (Solidareidade – MT), que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia.

Durante a audiência, Doutor Leornardo ressaltou a importância da aprovação do PL que traz para os fibromiálgicos políticas públicas que vão desde o atendimento multidisciplinar, a capacitação de profissionais especializados no atendimento aos portadores da síndrome e seus familiares, a inserção no mercado de trabalho e o estímulo à pesquisa cientifica para dimensionar a magnitude e as características da fibromialgia no Brasil.

Outros parlamentares também participaram da audiência e manifestaram apoio à causa. Os médicos neurologistas Carlos Gropen e Luciana Mendonça Barbosa falaram sobre a importância do diagnóstico precoce para evitar o agravamento da doença e dos avanços das pesquisas no campo neurológico.

Flávia Cavalcante destacou que o debate foi importante permitindo conhecer o que tem sido feito pelos portadores da síndrome a nível nacional. “Agora vamos trabalhar para que o PLs sejam provados. Como parlamentar vou conversar com a nossa bancada federal para conseguir o apoio dos nossos deputados”, comentou.

A deputada estadual lembrou que já foi aprovado na Câmara dos Deputados o PL 6858/13, de autoria da deputada federal Érika Kokay, que estabelece as diretrizes para o atendimento dos fibromialgicos pelo SUS e agora se encontra no Senado.

Homenagem
Ainda durante a audiência a deputada alagoana foi homenageada pelo Anfibro (Associação dos Fibromiálgicos) pelo trabalho que vem desenvolvendo na região Nordeste.

25/09/2019

(Visited 3 times, 1 visits today)